Pesquisa revela perigos do celular ao volante


Selfie-Mulher1
Ford/Divulgação
Fazer um 'selfie' ao volante é capaz de distrair o motorista por 14 segundos

Uma pesquisa encomendada pela Ford revelou que um em cada quatro jovens europeus já fez um “selfie” – auto-retrato com smartphone – ao dirigir.

A pesquisa que ouviu 7.000 usuários de smartphones de 18 a 24 anos na Europa também mostrou que uma em cada quatro pessoas acessou portais de mídia social ao volante. Os jovens do sexo masculino foram os mais propensos a ignorar os riscos e quase todos concordaram que essas atividades são perigosas.

O estudo revelou que fazer um “selfie” ao volante é capaz de distrair o motorista por 14 segundos. Checar as mídias sociais leva 20 segundos – tempo em que um carro a 100 km/h percorre uma distância equivalente a cinco campos de futebol.

Selfie-Homem-670

De acordo com dados do órgão de segurança das estradas dos Estados Unidos, o NHTSA, arrumar o cabelo usando o espelho retrovisor pode distrair o motorista por 4 segundos e digitar no celular leva 7 segundos. No Brasil, dirigir com fones de ouvido ou falando ao celular é considerado infração média (4 pontos na carteira) com multa de R$ 86,13.

Com o objetivo de alertar sobre os acidentes de trânsito ocasionados pelo uso do celular e volante a Ford criou um programa educativo. A Volkswagen também fez uma campanha alertando para o perigo do uso do celular durante a direção.

Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias

Facebook